Olá queridos amigos!
Muitos já nos conhecem, mas vou fazer uma breve apresentação para que todos saibam e colaborem conosco nesta causa nobre.
Ana Laura tem 6 anos e não tem diagnóstico fechado. O que percebemos é que há uma alteração global no desenvolvimento (dificuldade no caminhar, falar, socializar).
Há quatro anos buscamos o diagnóstico através de exames e avaliações médicas, mas ainda não foi possível fechá-lo.
Buscamos então, terapias intensivas para que Ana Laura consiga desabrochar suas habilidades e alcançar a sua melhor versão.
Em Novembro de 2014, aos 4 anos e meio ela conseguiu dar os primeiros dez passos de sua vida, com a terapia intensiva Cuevas Medek Exercises. Depois de um rio de lágrimas de emoção, seguimos firme com o trabalho de reabilitação motora, e contamos 18, 25, 29, 33 e enfim, 60 passinhos em Maio de 2015. Mas o equilíbrio ainda não era bom. Ela conseguia ficar em pé, sem apoio por 15 segundo apenas.
Em Janeiro de 2016, fizemos o intensivo Therasuit e então conseguiu ficar em pé e sem apoio por 30 minutos e a marcha foi aprimorada. Contamos 200 passos!!
Hoje ela consegue andar pela casa, pelo parque, pelo supermercado. Ainda com supervisão, pois há 3 meses levou um tombo, bateu a cabeça com desmaio seguido de convulsão. Apenas um susto, graças a Deus!
Agora estamos buscando também desabrochar outras áreas como a de linguagem e aprendizado. Mas antes temos que alinhar algumas desordens no processamento sensorial que estão atrapalhando muito o desenvolvimento destas áreas...
Ana Laura tem Disfunção Tátil: ela aperta, belisca, puxa e empurra, dificultando sua socialização com outras crianças e com animaizinhos. Eu sempre sou a mediadora para que as amizades aconteçam sem machucar ninguém. A Terapeuta Ocupacional está trabalhando nisso!
Disfunção Auditiva: se incomoda com barulho, perde a concentração quando o ambiente não é silencioso. Tapa os ouvidos e grita ou chora quando ouve furadeira, buzinas altas ou quando cantam parabéns nos aniversários. A Fonoaudióloga está trabalhando nisso!
Disfunção Oral: Tem dificuldade para mastigar e engolir alimentos mais duros e secos. Queixa-se para escovar os dentes. A T.O. e a Fono trabalham juntas nisso!
Disfunção Vestibular: Dificuldade no equilíbrio, posição no espaço, esbarra ou não desvia de objetos. Aquela criança conhecida como 'estabanada'. A Fisioterapeuta está trabalhando nisso!
Para que o trabalho dos terapeutas seja potencializado, apostamos nos 'deveres de casa'. Ana Laura tem uma rotina puxada que está detalhada em um cronograma fixado na parede do quarto. O seguimos a risca e tudo o que ela absorve nas terapias é reforçado em casa.
Para isso precisei me desligar da empresa onde trabalhava e dedicar-me em tempo integral à minha filha.
Esta campanha solidária foi criada para uma vivência específica: Em Recife está localizado o CDI - Centro de Desenvolvimento Infantil, referência no atendimento de crianças do Espectro Autista e com desordens sensoriais, em um acompanhamento individualizado e aprofundado. E para as famílias que moram longe, eles oferecem a Semana Intensiva. Uma proposta onde a criança é avaliada e as espacialistas trabalham as áreas de linguagem, tato, motor e a área comportamental. Sempre na presença dos pais, para que se identifique suas aptidões e suas dificuldades e assim, seja traçado um plano de intervenção efetivo para a criança. Olha que maravilha!!! Tudo o que Ana Laura precisa.
Como sempre arcamos com todos os tratamentos (tanto particulares como advogado para processos judiciais), uma hora começa a ficar complicado!
Foi então que tive a ideia da campanha 'Ana Laura em Recife'.
Será um divisor de águas na evolução comportamental da Ana Laura!
Será um projeto lindo e todos podem fazer parte desta história de constante superação.
Contamos com sua valiosa ajuda!