O “Projeto Jovem Atleta” visa através de práticas esportivas, promover a inclusão social de jovens, afastando-os de situações que possam colocá-los em risco, como drogas, violência e trabalho infantil. Objetiva-se também, diminuir a evasão escolar, já que para participar do projeto é necessário estar presente na escola.
Acredita-se que através do esporte é possível consolidar praticas como cooperação, trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade, respeito, honestidade e confiança.
Nota-se a grande necessidade de desenvolvimento de práticas que favoreçam as comunidades na qual o projeto será desenvolvido, devido a inúmeros fatores como pobreza, violência, desigualdade, drogas e trabalho infantil. Sendo assim através deste projeto espera-se o afastamento dos jovens destes fatores de risco, através de práticas esportivas e conscientização dos jovens dos benefícios que o projeto trará aos mesmos e dos riscos de envolvimento com situações que possam colocar em risco as suas vidas. Fortalecendo os vínculos com a família, escola e comunidade.
O mesmo projeto atende 150 crianças oriundas da periferia de Pelotas, com o futebol, além de ações voltadas a comunidade onde atendemos mais de 300 crianças como, festa de páscoa, natal, dia das crianças, campanha do agasalho, jantar solidário... etc.