Cover oxford
Thumb whatsapp image 2017 11 08 at 12.05.41

Vakinha de
Victor Almeida Ivo
Fortaleza/CE

Ajude Victor a chegar em Oxford

Objetivo
R$ 235.000
Arrecadado
R$ 74.670,00
$ contribua

Meu nome é Victor, sou um cearense de 18 anos, e a primeira pessoa do Ceará a ganhar medalha de ouro numa Olimpíada Mundial, conseguindo ouro em 2017 na Olimpíada Internacional de Física. Fui aprovado para cursar Física na Universidade de Oxford, mas minha família não tem o suficiente para pagar os custos da universidade, e meu esforço para realizar esse sonho está a um passo de se tornar em vão.

Criada em
09/07/2018
Encerra em
07/09/2018

Minha história:

Você já teve um sonho grande? Oi, meu nome é Victor, e sua ajuda pode me fazer realizar o meu.

Eu encontrei minha paixão por estudos no 9º ano, quando comecei a estudar Física por conta própria pelos livros do colégio. Minha fascinação pela matéria me fez completar o conteúdo do ano letivo em apenas uma semana e, logo depois, acabar todo o conteúdo do ensino médio em somente três meses de estudo. Depois disso me engajei em olimpíadas nacionais, conquistando algumas medalhas, e a seleção para a equipe brasileira de olimpíadas internacionais de Física em 2017. Participei das Olimpíadas Europeia e Mundial de Física, conseguindo medalha de prata e ouro, respectivamente, e sendo o primeiro estudante do Norte/Nordeste a conseguir uma medalha de ouro em uma Olimpíada Mundial. Essa conquista me trouxe grande orgulho e alegria, pois em projetos de educação como NOIC e Foice, onde trabalhei para propagar conhecimento sobre Física no Brasil, vi como os casos passados de sucesso e a representatividade importam para a motivação dos estudantes.

Decidi então tentar estudar no exterior, e aplicando para as universidades fui aceito na Universidade de Oxford! Estudar Física numa das melhores universidades do mundo certamente seria uma grande oportunidade para realizar meus objetivos, e até ajudar mais pessoas a realizar os sonhos delas! Contudo, minha família tem uma renda muito limitada, pois temos altos gastos com o tratamento do meu irmão caçula que tem transtorno do espectro autista e tem diversos problemas alimentares. Sem ajuda externa, eu infelizmente não terei a oportunidade de estudar na universidade que tanto me esforcei para ser aprovado. Depois de buscar todas as outras alternativas possíveis e imagináveis ao longo dos últimos 3 meses, essa é a última oportunidade que tenho para conseguir estudar na minha universidade dos sonhos, e eu peço a você por qualquer tipo de ajuda, seja por doações em qualquer valor ou por meio de compartilhamentos; eu realmente ficaria extremamente grato se você pudesse contribuir de qualquer maneira. Eu sei que é muito dinheiro que preciso conseguir, e que pode ser pedir demais procurar ajuda com pessoas que nunca conheci na vida, mas eu tenho esperança que, apesar de difícil, ainda é possível continuar acreditando que a conquista dos nossos maiores sonhos deveria depender somente do nosso próprio esforço. Obrigado por ter lido até aqui e por qualquer ajuda!

Seguem abaixo uma lista de projetos que tenho para ajudar estudantes no Brasil, aos interessados:

NOIC: Eu sou o responsável pelo conteúdo de Física do NOIC, o maior site sobre olimpíadas científicas do Brasil! Nele eu contribuo com soluções de olimpíadas passadas, cursos e guias de estudo. O NOIC consegue ajudar cerca de milhares de estudantes ao longo do Brasil, e por ser online consegue quebrar a barreira da distância e dar material a alunos que não tem a oportunidade devido a fatores socioeconômicos. Você pode checar o site e a sessão de Física no link a seguir: http://noic.com.br

Foice: O projeto se baseia em dar aulas gratuitas semanais e de alto nível para estudantes cearenses que estão participando das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Física. Tivemos cerca de 16 dias de aula, com cerca de 90 horas de aula no total! Organizei o projeto com mais dois amigos do Ceará que também participaram da internacional de Física.  Você pode conferir as listas usadas nas aulas no link a seguir: http://noic.com.br/listas-noic-fisica/

Pro-Truth Pledge: O Pro-Truth Pledge é um projeto que começou nos Estados Unidos em 2017, inspirado pelo ambiente de fake news e boatos da eleição americana de 2016. O projeto consiste em coletar assinaturas de pessoas, que ao assinar se comprometem a compartilhar, honrar e encorajar a verdade, portanto não compartilhando notícias sem pesquisar as fontes ou algo do gênero. Ademais, com muita relevância numa região, as assinaturas de políticos começa a ser coletada, e, quando um político assina, voluntários do Pledge passam a checar se eles estão seguindo os preceitos do movimento em seus discursos públicos e publicações. Políticos que não seguem seu compromisso entram numa lista negra e são expostos. Portanto, o intuito final do Pledge é chamar atenção da população o suficiente para ser um instrumento de encorajar a honestidade e respeito a fatos no cenário político. Eu sou o responsável pelo Pledge no Ceará e Brasil, e venho realizando coleta de assinaturas em Fortaleza, já conseguindo até agora quase 600 assinaturas na cidade! Creio que seja um projeto especialmente relevante hoje no Brasil por estarmos num ano de eleição, e pela pouca confiança que as pessoas tem na mídia atual.  Você pode checar mais sobre, ou até assinar, no site do projeto: https://www.protruthpledge.org/.

 

Composição e importância do curso em Oxford:

Fui aprovado no curso MPhys de Oxford (ver mais em https://www2.physics.ox.ac.uk/study-here/undergraduates/the-courses/4-year-mphys), que consiste em 3 anos de graduação em Física mais um ano de mestrado. No primeiro e segundo ano de curso é estudado uma forte base em Matemática e Física, para que no terceiro e quarto ano o aluno estude de forma mais independente assuntos que interessam sua pesquisa e produza trabalhos envolvendo isso. O curso em si ainda é mais rápido que a graduação em Física no Brasil, que em geral contempla menos assuntos e leva 4 anos. Portanto, é vantajoso de várias maneiras diferentes fazer uma graduação fora, não só pela qualidade do curso e número de contatos acadêmicos, como pela entrada mais cedo no ramo de pesquisa em informação quântica e em programas de pós-graduação. Ademais, o emprego de físico no Brasil é extremamente desvalorizado e uma graduação aqui não seria muito valorizada por universidades de fora, o que dificultaria eu estudar ou trabalhar no exterior mesmo em minha pós-graduação. Eu não posso ficar no Brasil como físico, pois eu preciso ter uma fonte de renda suficiente para que eu possa ser responsável não só por pagar de volta minha família um dia, mas também para ser capaz de ajudar meu irmão quando meus pais não estiverem mais aqui. Portanto, é de extrema importância pessoal e profissional para mim estudar no exterior.  

Obs: Eu trabalhar como físico no exterior não implica que não vou ajudar o Brasil, pretendo continuar investindo na educação daqui, dar aulas enquanto possível e até mesmo ajudar a organizar as futuras competições nacionais de física. Contudo, o que quero dizer é que ficando como físico no Brasil eu não vou ter nem influência pra impactar o Brasil como eu gostaria, nem dinheiro para ajudar minha família, como eu preciso. Portanto, a minha escolha não é "ir para fora ou ficar no Brasil e ajudar o Brasil", é "Ir para fora e ajudar o Brasil no futuro ou não ir para fora e ajudar pouco o Brasil, já que não tenho dinheiro, pois tenho uma família a cuidar, nem influência para fazer isso." Espero ter deixado claro a todos que não pretendo abandonar o país, mas continuar ajudando ele, mesmo que não exatamente daqui. Pretendo voar mais alto, para aí então mostrar o céu aos que me rodeiam.

 

Custos:

Os custos do curso e de vida são muito altos, e minha família não tem condições de custear isso por conta própria. A universidade é dividida em vários colleges onde os alunos residem (exatamente como casas de Harry Potter), o que aparentemente é algo positivo, contudo isso aumenta ainda mais os custos. A anuidade da universidade + college é cerca de 33,000 mil libras, como pode ser constatado em https://www.ox.ac.uk/admissions/undergraduate/fees-and-funding/tuition-fees?wssl=1 (ver Students from Outside Eu -> Overseas), e os custos de vida são cerca de no mínimo 12,000 mil libras, o que completa no mínimo 45,000 mil libras de custos por ano! Minha família conseguiria custear até um ano com empréstimos de 8 anos no banco, pois só com essa quantia de tempo seria possível pagar mensalmente. Portanto, como meu curso é composto de 3 anos de graduação + 1 ano de mestrado, eu precisaria de no mínimo 3 anos garantidos, e até agora tenho só um. Contudo, com dois anos garantidos seria possível começar a cursar e conseguir um jeito de pagar o terceiro ano trabalhando durante a faculdade

 

Mais Educação:

Decidi participar do projeto Mais Educação para ajudar os alunos do futuro que precisem de dinheiro como eu preciso agora. Estar numa situação em que minha condição financeira foi um fator muito limitante, relacionado a ter uma educação de qualidade, me fez refletir com especial atenção sobre esse problema que afeta tantos jovens no Brasil. Portanto, me comprometo a devolver, ao longo da minha trajetória acadêmica todo investimento, que recebi por meio dessa vaquinha, para outros estudantes em situações parecidas com a minha.

Ou seja, depois de terminada minha graduação e mestrado, vou contribuir em projetos de financiamento coletivo relacionados à educação de jovens brasileiros em situações semelhantes à minha de agora. Toda e qualquer ajuda que você me oferecer hoje, eu estarei multiplicando com outros jovens durante e após a faculdade.

 

Passo a passo para contribuir:

1-Clique no botão verde “$ Contribua”

2-Preencha seus dados pessoais, o valor da sua contribuição e os meios de pagamento

3-Clique em contribuir para finalizar

Caso você tenha qualquer dúvida ou sugestão, você pode me contatar por:

Email: victoralmeidaivo@gmail.com

Telefone: (85) 98939-9937

Facebook: https://www.facebook.com/victor.almeidaivo

Criarei em breve um evento no Facebook para postar as atualizações da campanha!

 

Metas:

Nessa campanha vamos ter dois tipos de metas: pessoais e públicas. Metas pessoais são metas para doações individuais, isto é, se você doar uma certa quantia de dinheiro você vai ser recompensado com a recompensa especificada à sua quantia. Metas públicas são metas a serem completadas ao longo da campanha por meio do acúmulo de doações individuais. Isto é, se chegarmos num certo valor de dinheiro arrecadado, eu produzirei alguma coisa que terá acesso público! Todas essas recompensas públicas serão de livre acesso a todos, e irão se basear unicamente no fato de termos arrecadado uma certa quantia de dinheiro ou não. O mínimo de doação para cada prêmio está especificado na lista abaixo:  

 

Metas Individuais:

R$ 50,00: Obrigado! Vou lhe mandar um email personalizado de agradecimento! Qualquer contribuição ajuda bastante, e é com cada contribuição que fazemos esse sonho se realizar. No e-mail terão fatos pessoais, memes e uma gratidão grande pela sua ajuda!

R$ 100,00: Obrigado pela ajuda! Pelo seu zelo e generosidade, você não só vai receber a recompensa acima como também um vídeo especial de agradecimento, onde vou falar um pouco mais da minha trajetória e do meu dia-a-dia.

R$ 250,00: Muito obrigado! Por ter me ajudado a esse ponto você irá ganhar não só todas as recompensas acima, como também um bottom especial vindo diretamente de Oxford.

R$ 500,00: Obrigado mesmo! Você vai receber, como agradecimento, todas as recompensas acima, e além disso a gente pode conversar por cerca de 30 minutos numa call, onde você pode perguntar coisas sobre Oxford, minha vida, Física, ou qualquer coisa que lhe interesse.

R$ 750,00: Muito obrigado, mesmo! Como agradecimento, você não só vai receber tudo acima como seu nome vai estar no agradecimento da minha tese de mestrado ou graduação, em homenagem a seu esforço em me ajudar a realizar esse sonho!

R$ 1000,00: Nossa, muito obrigado! Como agradecimento meu, você vai receber todas as coisas acima, mais o direito de participar ou indicar alguém para participar da primeira de três partes de um curso online de Física em que eu participarei como professor! O curso tomará de 2 a 3 meses, e vamos focar as aulas em Física a nível olímpico, e com isso portanto ter um foco para a olimpíada brasileira de Física e uma parte para a seletiva para mundial. Você pode trocar essa recompensa por um cartão postal vindo diretamente no Oxford, com uma mensagem de agradecimento feita à mão!

R$ 2.500,00: Nossa, muito muito obrigado! Como agradecimento meu, você vai receber todas as coisas acima, mais o direito de participar ou indicar alguém para participar da segunda e terceira parte de três partes de um curso online de Física em que eu participarei como professor! O curso tomará de 2 a 3 meses, e vamos focar a aula em Física a nível olímpico, e com isso portanto ter um foco de aula para olimpíada brasileira de Física e uma parte para seletiva da mundial de física. Você pode trocar essa recompensa por uma camisa vindo diretamente da universidade de Oxford.

R$ 5.000,00: Que generoso da sua parte! Como agradecimento meu, você vai receber todas as coisas acima, mais a oportunidade de jantarmos num restaurante de Fortaleza, onde poderemos nos conhecer ao vivo.

R$ 7.500,00: Obrigado de coração. Além de todas as recompensas acima você vai ganhar também um casaco vindo diretamente da universidade de Oxford!

R$ 10.000,00 ou mais: Caramba, que incrível, eu simplesmente não sei como agradecer tanta ajuda! Além de ter todas as recompensas acima, eu vou ajudar pessoalmente por um ano você ou uma pessoa indicada com a aplicação para universidades no Reino Unido, produção essays em inglês e/ou estudar Física por no mínimo 1 hora por semana! Você pode trocar essa recompensa por uma mochila vindo diretamente da universidade de Oxford, tendo assim agora um kit completo de itens da universidade!

 

Metas públicas:

R$ 500,00: Estamos começando agora! Farei um vídeo em estilo “Draw my Life” contando minha história de uma maneira mais detalhada do que no vídeo original da vaquinha.

R$ 5.000,00: Continuemos arrecadando! Farei um vídeo para cada projeto de educação que eu tenho/trabalho, explicando como funciona, o que faço, e explicarei o impacto de cada um.

R$ 10.000,00: Estamos começando bem a campanha! Vou fazer 5 vídeos bem trabalhados de 5 a 10 min, em cada um deles explicando um conceito/fenômeno físico escolhido por vocês em uma enquete.

R$ 25.000,00: Bom ver que estamos progredindo, continuaremos com tudo! Farei um vídeo com pouco mais de 5 minutos explicando como funcionam os estudos no Reino Unido, diferenças entre ele e os no Brasil, e pontos positivos e negativos se de estudar numa universidade britânica.

R$ 50.000,00: Nossa, estamos chegando longe! Farei uma livestream e responderei perguntas genéricas durante uma hora, seja sobre Oxford, Olimpíadas ou qualquer coisa que vocês considerarem relevante.

R$ 100.000,00: Obrigado a todos, estamos praticamente na metade do caminho! Farei uma série de vídeos especiais, em formato de documentário, explicando uma área completa e mais complexa da Física, escolhida por vocês, com sua história, implicações e pesquisas atuais, totalizando cerca de uma hora.

R$ 150.000,00: Nessa marca eu já estarei quase podendo ir para Oxford, e já estarei ao ponto que independente do resultado final terei uma gratidão com todos vocês difícil de retribuir. Portanto, farei uma série de vídeos “Como chegar em Oxford”, em que vou falar sobre os critérios de seleção da universidade, o que eles consideram relevante, no que você deve focar na aplicação e o passo-a-passo para uma aplicação com alta probabilidade de aprovação.

R$ 235.000,00: Aqui eu já terei, graças a vocês, dinheiro o suficiente para ir para Oxford, e estarei agradecendo todos por essa ajuda imensa! Vou criar um canal no Youtube onde vou fazer atualizações de duas em duas semanas de como está sendo minha experiência em Oxford, coisas que aconteceram na minha semana, e coisas interessantes de Física que aprendi e, é claro, dicas para o application!

Victor Almeida Ivo

$ contribua

Novidades (0)

Quem ajudou (357)

  • Mariana vitale mendes
    em 17 de Julho de 2018 diz: Boa sorte! Vc vai conseguir!

  • Diôgo Lopes
    em 16 de Julho de 2018

  • Beatriz Bracher
    em 16 de Julho de 2018 diz: Bons estudos, e uma vida concentrada e feliz em Oxford

  • anônimo
    em 16 de Julho de 2018

  • Maria Tereza da Silva Maciel
    em 16 de Julho de 2018

  • Flavia Tedesco Motta
    em 16 de Julho de 2018

  • Caroline Mendes
    em 16 de Julho de 2018 diz: Sucesso! Lembre-se sempre de encontrar divertimento no estudo!

  • Andrea Pinheiro
    em 16 de Julho de 2018 diz: Boa sorte!

Denuncie

Iremos verificar sua denúncia e entrar em contato com o dono da Vakinha.