Alguns exemplos de oficinas e cursos possíveis:
Alfabetização
Corte e Costura
Cabeleireiro
Coloração, Descoloração, Reflexos e Mechas
Depilador
Estampas
Fotografia
Idiomas
Informática
Maquiagem
Manicure e Pedicure
Música
Padeiro e confeiteiro
Reforço escolar
Salgadeiro
Silk Screen
Xadrez
JUSTIFICATIVA
A ausência do estado impele a sociedade na busca de alternativas para os problemas sociais encontrados. Este projeto nasce desta necessidade.O conhecimento humano é uma oportunidade de renovação da criatura humana e da sua condição existencial. Podemos juntos reescrever nossos objetivos, sonhos e projetos. As diversas dimensões do conhecimento humano podem ser desenvolvidas, nutridas e ensinadas: saber ler, escrever, entender os signos/significados do mundo ao seu redor, poder tocar um instrumento musical, pintar, cantar, falar um segundo idioma e escolher racionalmente o caminho a seguir.
Um espaço de conhecimento, lazer, acolhida e segurança para a comunidade. Uma oportunidade de doação e troca de conhecimentos e experiências.
O projeto está dividido em duas modalidades: cursos ( de maior duração), e oficinas ( de curta duração). Todos os cursos e oficinas devem receber a devida aprovação para o seu funcionamento, e contar com os materiais necessários para a sua execução.
Iniciativas público-privadas serão incentivadas. Parcerias entre as diversas universidades e faculdades também poderão ser feitas para a realização de cursos e oficinas. Até o presente momento não temos nenhum apoio institucional do governo.
Ser parceiro do aluno-aprendiz nas dificuldades significa ficar atento à maneira como aprendemos, preocupando-se com a forma de ensinar, corrigir e lidar com o erro. O fundamental é mudar a postura e transformar as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos juntos alcançames os objetivos propostos de cada oficina/curso.
Cada curso/oficina terá o acompanhamento de um professor responsável junto aos alunos, este deve ser o diagnosticador das necessidades e dificuldades. Cada aula é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia a dia.
O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas. Os demais membros serão colaboradores, ajudando aos seus pares na realização das tarefas. Tudo será feito de forma coletiva.
O professor será responsável pelo desenvolvimento do aluno, buscará resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.
Este deverá ser um espaço de tentativas, acertos e erros. Uma oportunidade de aprendizado intelectual, moral e social.
Juntos podemos construir uma nova história.