Justificativa:
O parquinho escolar leva à observação do desenvolvimento emocional da criança.
A hora do recreio é valiosa para a percepção do desenvolvimento emocional e social da criança por parte dos professores e diretores da escola.
Observando o comportamento dela no parquinho escolar – se ela interage ou não com os colegas, se se envolve nas brincadeiras, se demonstra agressividade ou tristeza – os professores e monitores conseguem perceber se ela está com dificuldades de relacionamento.
Ela pode, por exemplo, estar sofrendo algum tipo de isolamento por parte dos outros alunos ou até mesmo bullying. Por ser um momento de maior descontração, a criança também está mais aberta a conversas e os professores podem usar isso para identificar se ela passa por algum problema familiar ou emocional que possa demandar uma intervenção.
O parquinho escolar desenvolve vínculos sociais.
As interações das crianças no parquinho são mais espontâneas, já que elas não identificam uma tarefa escolar específica sendo proposta – o que favorece o desenvolvimento de habilidades sociais como a empatia e o companheirismo.
É muito comum ver nesses momentos as crianças estimulando umas as outras para brincarem juntas, se dispondo a ajudar o colega que tem mais dificuldade de executar um movimento.