
Oi pessoal, tudo bem?
Eu me chamo Ester e sou a dona do Marley. Um cachorrinho da raça Yorkshire, que está com 15 anos de idade e que precisa muito da sua ajuda.
Em dezembro de 2024 o rostinho do Marley acordou com o lado esquerdo da face inchado. A veterinária que cuida dele desde que era filhote veio até nossa casa e constatou que havia uma massa na região mais vestibular da maxila. Foi passado antibiótico e anti-inflamatório, e também um pedido de raio x para melhor avalia-lo.
Os remédios ajudaram muito mas quando fizemos o exame radiográfico não dava para ver a extensão da lesão. Mais exames foram solicitados (hemograma+eletrocardiograma) e os resultados não estavam dos melhores. O Marley possui uma sobrecarga no átrio esquerdo do coração e também está com anemia por conta desse tumor.
Foi nos orientado procurar um especialista odonto veterinário. Fizemos a nova consulta e o doutor nos explicou bem e passou segurança sobre o tratamento. O diagnóstico segundo ele é carcinoma, um tumor agressivo e maligno.
Esse tumor é mais comum em mandíbula do que em maxila, e todos os casos que vi na literatura são tumores bem menores do que a lesão que o Marley tem, então o caso dele é mais raro. Não está sendo fácil para ele… a lesão sangra ao toque, possui odor forte e chegou até a dar larvas, mas graças a Deus foi controlada.
Existem dois tratamentos para o caso dele. Um é a radioterapia. O indicado seriam em média 20 sessões, onde cada uma custa em torno de R$1.000,00. Além do mais, não seriam feitas em Minas Gerais onde residimos. Então o custo desse tratamento sobe ainda mais de valor, visto que teríamos que ir para outro estado.
Já nossa segunda opção de tratamento é a cirurgia. Esse especialista foi o único que aceitou realiza-la, já que outros profissionais dizem ser arriscado a anestesia geral em um cachorrinho nessa idade.
O doutor Luiz está confiante de que o Marley aguenta essa cirurgia mesmo vendo os exames, pois ele possui muitos pacientes idosos e com quadros parecidos.
Sei que o Marley está dentro da expectativa de vida da raça dele, porém eu tenho mais anos da minha vida com ele do que sem ele…..
O Marley viu eu me formar no ensino fundamental, ensino médio, na faculdade, tirar carteira, me transformar de menina para mulher e tantas outras fases da vida! Ele me trouxe tantas alegrias, passou por tantas coisas comigo e eu ainda não estou pronta para me despedir (na verdade, sei que nós nunca estamos). Porém quero ir até o fim por ele, ter em mim que fiz tudo o que eu podia com todos os recursos possíveis pois ele merece todo meu amor, cuidado e dedicação!
Por isso conto com a ajuda de vocês para entregar pra ele a minha única e última tentativa de ficar mais um tempinho com ele ao meu lado.
Então, ajude o Marlynho a sobreviver e vencer o câncer!