Cover jlr
Vakinha avatar

Vakinha de
Vivianne Martins de Oliveira Miranda
brasília/DF

Ajude o Jardim Louise Ribeiro!

ID da vaquinha: 215573

Objetivo
R$ 12.000,00
Arrecadado
R$ 10.300,00

Jardim Louise Ribeiro é um projeto desenvolvido por voluntários, alunos e professores da UnB para homenagear a estudante do Instituto de Biologia, Louise Ribeiro, vítima de feminicídio no ano de 2016. O projeto propicia o encontro das pessoas, e gera um espaço de luta, força e representatividade para as mulheres, além de manter a memória da aluna viva através de seu ipê rosa.

Criada em
21/09/2017
Encerra em
20/12/2017

Trata-se de projeto de paisagismo a ser realizado na área central do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB), que foi denominada Louise Ribeiro em homenagem à estudante de Biologia assassinada em março de 2016. A proposta foi elaborada de forma conjunta por professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB) e do IB, em parceria com o escritório Mariana Siqueira Arquitetura da Paisagem e com a Profa. Camila Santana (UFG, campus de Goiás Velho). O projeto visa realizar intervenções paisagísticas com mobiliário, coberturas feitas em bambu e plantio de plantas herbáceas e arbustivas nativas do Cerrado, visto que a área já tem árvores nativas plantadas. O plantio das espécies herbáceo-arbustivas será feito seguindo o preceitos de jardins naturalistas, frequentemente utilizados em países caracterizados por ambientes savânicos e campestres e que visam aproveitar as características ambientais naturais dos ambientes em que são implementados. Os jardins naturalistas visam aproximar a população das plantas nativas de cada região e reduzir necessidade de manutenção, tais como replantio e irrigação. Os jardins serão implementados por semeadura direta, após o revolvimento do solo, conforme técnicas utilizadas para a restauração de áreas degradadas, as sementes utilizadas serão disponibilizadas pelo Laboratório de Ecologia Vegetal e/ou poderão ser compradas da associação de coletores de sementes ‘Cerrado de Pé’, sediada em Alto Paraíso de Goiás. As coberturas de bambus serão construídas pelo Grupo Bambuco, de alunos da arquitetura e a maior parte do material necessário para estas estruturas será fornecida pelo Centro de Pesquisas e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB/FAV/UnB). Os demais mobiliários propostos assim como a pavimentação ainda não tem origem de custos definida. Também fazem parte do projeto paisagístico a elaboração e fixação de placas indicativas sobre uso de espécies nativas do Cerrado no paisagismo bem como reflexões sobre a violência contra as mulheres na Universidade e na sociedade brasileiras.

O dinheiro levantado por essa vakinha se destinará a todos os custos relativos ao projeto, alguns citados acima como a pavimentação, mobiliário e infraestrutura, sem qualquer retribuição financeira para qualquer envolvido nesse projeto, incluindo a própria instituição de ensino. 

Para mais informações e para acompanhar nossas atividades, siga nossa página do facebook: https://www.facebook.com/jardimlouiseribeiro/ 

Novidades (4)

Vivianne Martins de Oliveira Miranda publicou em 08 de Dezembro de 2017:

Ontem demos continuação ao plantio do jardim, foram 1080 mudas, 17 kg de sementes e.mais de 40 pessoas. Plantamos o maior jardim de Cerrado do mundo! Falta pouco para nossa vakinha encerrar e precisamos mais do que nunca de sua contribuição para arcar com os custos da infraestrutura e manutenção do nosso jardim!!

Deixem sua contribuição! Qualquer ajuda é bem-vinda!

Vivianne Martins de Oliveira Miranda publicou em 28 de Novembro de 2017:

Já deu uma olhada no espaço do Jardim Louise Ribeiro?

Esse vídeo feito pelo pessoal do BioCamera Ação mostra bem o espaço que temos, mas ainda há muito trabalho pela frente para revitarlizá-lo.

E você pode ajudar comprando adesivos ou fazendo uma doação por essa vakinha!!

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_K53xAg_ckI&feature=youtu.be

 

Vivianne Martins de Oliveira Miranda publicou em 19 de Novembro de 2017:

Olha as nossas mudinhas, como estão crescendo!!! Essas belezinhas são todas espécies nativas do Cerrado, direto pro Jardim de memória à Louise.

Quer ajudar esse jardim a brotar? Colabore com nossa vakinha!

Vivianne Martins de Oliveira Miranda publicou em 30 de Outubro de 2017:

Esta semana alunos da Universidade de Brasília e outros colaboradores colocaram a mão na massa e começaram a construção do Jardim. A nossa linda estrutura de bambu já começou a ser construída e alguns canteiros foram semeados.

Nosso projeto já está tomando forma e precisa da sua ajuda para continuar! Contibua com a nossa Vakinha e ajude esta causa.

 

Quem ajudou (149)

  • Clara baringo
    em 21 de Dezembro de 2017

  • Beto
    em 20 de Dezembro de 2017

  • anônimo
    em 20 de Dezembro de 2017

  • Renata Brito Tanizaki
    em 20 de Dezembro de 2017 diz: Parabéns pelo trabalho, pessoal! Att, Renata e Maria Tanizaki.

  • Amanda
    em 20 de Dezembro de 2017

  • maria cristina nunes amorim
    em 19 de Dezembro de 2017 diz: Que o cerrado brotado deste projeto traga a força da vida, a esperança e homenageie linda e eternamente a você, Louise e a todas as vidas colhidas precocemente. Muita a paz a todos e a todas as participantes, hoje e sempre.

  • Christiane Horowitz
    em 19 de Dezembro de 2017 diz: Que as plantas no jardim do cerrado cresçam, floresçam, frutifiquem...

  • Thyago
    em 19 de Dezembro de 2017

Denuncie

É necessário estar identificado para fazer uma denúncia. Registre-se ou faça login.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.