
Desde 1982, o CEPOMA atua em Brasília Teimosa (Recife) como uma organização não governamental, sem fins lucrativos e de caráter filantrópico, social, educacional e cultural, desenvolvendo um trabalho comprometido com o fortalecimento da infância, da juventude e da cultura popular. Nossa proposta pedagógica une educação e cultura, acreditando na aprendizagem pela prática cultural como caminho de transformação social. O CEPOMA também é o berço do Maracatu Nação Erê, o primeiro maracatu infantil de baque virado de Pernambuco, fundado e mantido até hoje dentro da instituição. O Nação Erê é um símbolo vivo da resistência, da ancestralidade e da potência cultural que nasce do povo e para o povo.
Hoje, o Centro de Educação Popular Mailde Araújo (CEPOMA) está impossibilitado de realizar suas atividades, pois o prédio da instituição foi interditado após o desabamento de parte do teto da cozinha, além das diversas rachaduras nas estruturas do imóvel.
Com isso, mais de 100 crianças e adolescentes que participam diariamente das nossas oficinas de dança, percussão, leitura e pintura estão sem poder frequentar o espaço que há décadas acolhe, educa e inspira.
Esta Vakinha tem o objetivo de arrecadar recursos para a reforma do prédio, permitindo que o CEPOMA volte a funcionar com segurança e continue oferecendo oportunidades de aprendizado, cultura e cidadania para a comunidade.
Juntos, podemos reconstruir esse espaço de afeto, arte e esperança