

Meu nome é Valentina, tenho 8 anos e nasci com Paralisia Cerebral.
Minha cidade natal é em Santa Cruz na Bolívia. Quando nasci tive três hemorragias no pulmão, o que me fez ficar internada no hospital. Aos 45 dias de vida, o médico deu a notícia que eu tinha tido uma lesão no cérebro devido à falta de oxigênio e que essa lesão me traria sequelas para a vida toda.
Minha mãe entrou em desespero por não saber qual seria o meu futuro. Alguns médicos diziam que eu ficaria em estágio vegetativo, que não iria conseguir fazer nada sozinha. Apesar de estar muito triste pela notícia, minha mãe não se contentou com o tratamento oferecido na Bolívia e tomou a decisão de buscar um tratamento em outro lugar e esse lugar foi o Brasil.
Foi então que ela vendeu tudo o que tinha e chegamos em São Paulo capital. Veio com dor no peito por deixar os meus outros dois irmãos na Bolívia. Só me tinha nos braços e muita esperança na bagagem. Ficamos em um pequeno quarto, de aluguel, no centro de São Paulo.
Mas Deus nunca nos desamparou e em um dia minha mãe pegou um táxi e contou a nossa história. Por graça de Deus, o taxista também tinha vivido uma situação semelhante na família, pois tinha um filho com deficiência.
Foi graças às informações desse taxista que consegui atendimento no posto de saúde, e de lá, fui encaminhada para uma instituição que ajudou no meu tratamento pelo SUS. Hoje eu sei ler meu nome, desenhar, consigo interagir com as pessoas, e estou até na escola regular.
Também aprendi a rezar e todas as noites pergunto para minha mãe porquê ainda não ando. Percebo que ela fica com o coração bem pequenino quando pergunto isso, mas eu sempre falo que o meu maior sonho é andar. Ela sempre me trás nas terapias, em casa me alonga, faz exercícios que as terapeutas pedem.
Depois de muitos anos de treino, consegui andar com andador, o nome dele é Grilo. Esse andador tem acessórios que auxiliam muito a dar passos, mas também é muito caro e o SUS não doa.
Como a minha família não consegue comprar, vim aqui pedir a sua ajuda. Vim até aqui para te pedir que me ajude a realizar meu sonho de andar sozinha. Deus abençoe você🙏