Ajude a Creche Comunitária 20 de Novembro

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Tagarela – Olhares Multiplicadores é um projeto de contação de histórias onde os Educadores e as crianças e jovens da Escola Comunitária de Pais e Amigos Vinte de Novembro irão participar de uma oficina de contação de história e como resultado, irão criar suas próprias histórias baseadas na comunidade onde moram para a criação e publicação de 100 copias de um livro de arte feito e ilustrado por eles para serem distribuídos nas Escolas Comunitárias existentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador e também poderá ser baixado através de um blog que também será criado para o projeto como forma de multiplicar o conhecimento e compartilhar essas histórias. A história representa um vasto campo dentro de uma escola, desenvolve a linguagem, auxilia na criação de bons textos, cria possibilidades pedagógicas criativas e estimulantes para concentração do aluno. Toda história, por mais simples que pareça, transmite algo a mais no desenvolvimento da criança e do adolescente, de uma forma criativa e reflexiva, proporcionando na oralidade riqueza extraordinária que permite organizar o nosso discurso, nossa cabeça. Além disso, contar bem uma história pode entrar na comunicação oral, ser convincente, saber argumentar contar não só pela magia pelo domínio do contador. A arte de contar histórias é uma prática milenar que teve seu início desde os primórdios da humanidade por meio da tradição oral. Essa arte do contar e recontar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção de imagens interiores. Narrar uma história será sempre um exercício de renovação da vida, um encontro com a possibilidade, com o imaginário e o desafio de, em todo tempo e em todas as circunstâncias, construir um final da maneira de cada leitor/ouvinte, atuando no desenvolvimento comunicativo devido à sua provocação de oralidade que leva a criança e o adolescente a dialogar com seus colegas ouvintes e a (re)contar a história para seus amigos que não estavam presentes naquele momento, conduzindo à auto crítica reflexiva, improvisação e melhora na forma de recontar e até criar seus textos baseados na sua imaginação. Com isso, também é desenvolvida a interação sócio-cultural da criança e do adolescente ao proporcionar essa relação entre eles e a criação de laços sociais e formação de gosto pela literatura e artes. A criança e o adolescente recebe influência até em seu desenvolvimento físico-motor, devido à manipulação do corpo e da voz de que faz uso ao ouvir e recontar as histórias. Em uma sociedade tecnicista como a sociedade atual, o ato de contar e ouvir histórias surge como uma possibilidade libertária de aprendizagem e como uma atividade de suma importância na construção do conhecimento e do desenvolvimento ético e significativo da criança e do adolescente enquanto ser humano, considerando que no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola pretende-se formar cidadãos com autonomia de atitude e pensamentos, respeitando suas características individuais e fornecendo-lhe oportunidades de desenvolver suas próprias capacidades, respeitando seu tempo e seus interesses, fornecendo para isso estímulos variados e adequados para seu estágio de desenvolvimento, bem como conteúdos que permitam a construção do conhecimento e a aquisição de informações, buscando, através desse projeto, trabalhar com diversos suportes textuais e com histórias de seu interesse, repletas de possibilidades pedagógicas. As crianças, em geral, têm muito interesse por histórias. Neste sentido a escolha deste projeto cria um contexto de estudo, organização e pesquisa muito envolvente para elas, contribuindo, assim, para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas do projeto e também na construção do produto final. Além disso, esse projeto permite que as crianças e os adolescentes conheçam diversas histórias, estratégias e recursos necessários ao recontar as mesmas e criar suas próprias histórias baseadas na comunidade onde moram. Torna possível também a reescrita de várias histórias, aprimorando o conhecimento sobre a estrutura (diagrama) do texto, sabendo, assim, comparar entre outros textos; tal estratégia é importante, pois possibilita a sistematização e socialização dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto estudado. Neste projeto, os alunos com a ajuda do professor terão a oportunidade de trabalhar com diferentes tipos de textos, imagens e outras fontes de pesquisa, para a obtenção de informações sobre como contar histórias e sobre recursos que poderiam utilizar melhorando a comunicação, atenção, iniciativa e, principalmente, a segurança com a leitura.
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