Vaquinha / Outros / Dinheiro

Ajuda solidária Congresso de Agroecologia 2017- Brasilia

ID da vaquinha: 191096
Ajuda solidária Congresso de Agroecologia 2017- Brasilia
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
19%
Arrecadado
R$ 375,00
de
Meta
R$ 2.000,00
Apoiadores
3
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UFVJM se alinha à política pública de afirmação da Educação do Campo expressa no Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e contribui para o processo de construção de um sistema público de educação para as escolas do campo. Visa a formação de professores para atuar nas escolas que atendem à população do campo dentro de uma perspectiva da educação do campo nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio bem como a possibilidade dos egressos virem a atuar como educadores em diferentes espaços formativos.

O curso prevê ações que articulam ensino, pesquisa e extensão e promovam a educação do campo e os estudos concernentes às suas populações a fim de viabilizar a formação dos professores contextualizada na realidade dos povos do campo. Esta perspectiva é de fundamental importância para a materialização das políticas públicas.

A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva, na rede de ciência e tecnologia disponível, no debate sobre os modelos de desenvolvimento para o Brasil, incluindo o diálogo com os atores sociais nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as soluções exigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva do país. (BRASIL, 2002) (http://site.ufvjm.edu.br/lec/sobre/caracterizacao-do-curso/).

Para fortalecer esta luta frente aos impasses acometidos devido a atual situação econômica e politica do atual governo gospista que inclusive tem retirado o direito dos estudantes campesinos a acessarem a educação básica e o ensino superior já sofridos pelos cortes; 30 discentes se inscreveram no VI Congresso Latino- Americano que se realizará entre os dias 12 a 15 de Setembro de 2017 com o objetivo de apresentarem  trabalhos desenvolvidos em algumas regiões de abrangência do Curso e com objetivo de participarem do Congressofortalecendo a luta e a construção de uma educação campesina que dialoga com os sujeitos que desta se beneficiam.

Participar do Congresso é ocupar os espaços e fortalecer uma luta que parte dos movimentos sociais que permitiram que estudantes dos Vales: do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce  e Norte de Minas pudessem acessar a universidade e ao mesmo tempo estarem em suas comunidades.

Educação do Campo é direito dos sujeitos campesinos e essa bandeira precisa ser levantada.

Se você acredita que esta formação tem a contribuir para uma educação problematizadora, dialógica construida com os sujeitos que desta se beneficiam doe sua jauda para que estes estudantes possam participar do Congresso.

Graziele Aparecida de Jesus

Aluna do Curso de Liceniatura em Educação do Campo(LEC) da UFVJM Campus Diamantina por demais estudantes da LEC UFVJM que se inscreveram no Congresso Latino- Americano de Agroecologia 2017.

 

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021