Ajuda para o projeto "Brincando em Família" | Vaquinhas online
Projetos / Produtos

Ajuda para o projeto "Brincando em Família"

ID da vaquinha: 819361
Ajuda para o projeto "Brincando em Família"
Brincando em Família
Salvador / BA
35%
Arrecadado
R$ 1.735,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O projeto Brincando em Família é uma atividade permanente de extensão, ensino e pesquisa da Universidade Federal da Bahia que funciona em um espaço da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato no bairro de Nazaré (Salvador). Oferecemos atendimento psicológico gratuito a crianças e suas famílias, vindas de todos os cantos da cidade de Salvador, de bairros como: São Tomé de Paripe, Valéria, Cajazeiras, São Cristovão, Pirajá, Sussuarana, Lobato, Liberdade, Engenho Velho da Federação, Massaranduba, Cosme de Farias, Nordeste e muitos outros. E as vezes também de outros municípios!. Em 2019 recebemos aproximadamente 200 crianças e realizamos ao redor de 750 atendimentos.


O espaço pode ser livremente freqüentado por crianças acompanhadas de seus familiares que, a cada vez mais, chegam encaminhadas por outros serviços de saúde, educação, assistência social, espaços comunitários e também por antigos freqüentadores. As queixas trazidas espontaneamente por muitas famílias – como agressividade, tristeza, medo, dificuldades de comunicação, entre outras – são também expressão das vulnerabilidades que as atravessam, em aspectos como: gênero, relações raciais, renda, exposição a diversas violências e muito mais. A gente procura escutar a cada pessoa na sua singularidade sem deixar de problematizar questões como a produção social do sofrimento e a crescente medicalização da infância.


Sabemos que não se trata apenas de ofertar cuidado às famílias, é preciso fortalecer a nossa jovem rede assistencial. Por isso realizamos visitas a escolas e mantemos contato com outros espaços de cuidado.

 E pensando na rede, em 2019 realizamos o III Simpósio de Saúde Mental Infantil, um espaço de educação permanente que contou com 150 participantes, na sua maioria, profissionais da rede pública de Salvador e de outros municípios.


No âmbito do ensino, em 2019 tivemos a inserção de 15 estudantes de graduação de psicologia (6 estudantes de estágio profissional, 6 bolsistas de iniciação científica, 3 bolsistas de extensão ), 2 estudantes de mestrado,  5 psicólogas voluntárias. Recebemos numerosas visitas técnicas de estudantes e profissionais. Na dimensão da pesquisa publicamos 2 artigos científicos, tendo aceitos outros para 2020, assim como uma coletânea prevista para julho de 2020.


Apesar do importante alcance do nosso trabalho, continuamos sem ter acesso a financiamento. Por isso os convidamos a nos ajudar através desta Vakinha. Procuramos ofertar um espaço acolhedor e propicio ao brincar de crianças e adultos. Estamos preocissando renovar alguns materiais, como: bonecas e bonecos de várias cores, fantasias,  jogos de regras, brinquedos específicos para bebês, instrumentos musicais, materiais gráficos, tecidos e plásticos para atividades artísticas, material de escritório, material de limpeza, etc. Precisamos também renovar a pintura da sala, assim como alguns armários, mesas e cadeiras.


Agradecemos desde já a ajuda de todxs vocês!



AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020