Vaquinha / Outros / Dinheiro

Agrofloresta no Xingu

ID da vaquinha: 220846
Agrofloresta no Xingu
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
51%
Arrecadado
R$ 3.050,00
de
Meta
R$ 6.000,00
Apoiadores
31
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O Movimento de Agroflorestores de Inclusão Sintrópica (MAIS) tem como propósito regenerar áreas degradadas pelo homem, através da propagação da agricultura sintrópica. Realizamos campanhas de financiamento coletivo para que pequenos produtores rurais, agricultores familiares ou comunidades tradicionais, indicados seguindo critérios sócio econômicos, geográficos e de vínculo interpessoal com os integrantes do movimento, possam se consolidar como multiplicadores da sintropia em suas regiões.

Desta vez, nosso objetivo é trocar conhecimento com o povo Yawalapiti, da Aldeia Pallushayu que fica localizada às margens do Rio Tuatuari, na região do Alto Xingu, no Estado de Mato Grosso. É uma aldeia em construção que conta com aproximadamente 25 moradores dispostos a produzir de uma maneira mais sustentável.

A agricultura indígena, ainda hoje, apresenta aspectos de nomadismo com o cultivo de roçados. Quando há o desgaste do solo cultivado, as comunidades abandonam as áreas já utilizadas, indo para novas terras. Essa forma itinerante de utilização do solo e dos recursos naturais garante a sustentabilidade do sistema produtivo e alimentar. Entretanto, com as demarcações das Terras Indígenas (TIs) estes povos encontraram-se restringidos a territórios delimitados, tendo que se adaptar à nova realidade – com limitações da oferta de alimentos e tendo que trabalhar a recuperação de áreas alteradas.

Por isso, fomos convidados a implementar um sistema agroflorestal junto com eles, numa oficina aberta às outras aldeias e ao público em geral. O valor arrecadado com a venda de inscrições será para arcar com os custos dos Yawalapiti. Nossos custos com a logística para levar sete de nossos representantes, que servirão voluntariamente neste projeto, serão bem altos. Contamos com seu apoio!!!

Por meio desta campanha, você segue contribuindo com o MAIS, um movimento de solidariedade e luta pela mudança. E também para o empoderamento dos povos indígenas através da combinação de conhecimentos tradicionais com as técnicas agroflorestais, que preveem o uso harmônico da floresta com a produção de alimentos, além da esperança de soberania alimentar com o apoio da Rede de Sementes que fornecerá sementes tradicionais, uma representação da resistência contra as formas coloniais e liberais de dominação.

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021