Mostra Artística "A Juventude Okupa a Cidade"

ID da vaquinha: 176572
Mostra Artística "A Juventude Okupa a Cidade"
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 4.000,00
Apoiadores
3
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

O evento A Juventude oKupa a Cidade, conhecido como oKupa, foi criado em 2011, por iniciativa do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, desde então, acontece todos os anos, contando duas edições nesse primeiro ano. A partir da sua 4ª edição, em 2013, o Fórum das Juventudes da Grande BH tomou à frente da sua produção.

O evento é gratuito e inicialmente foi realizado em espaços como o Centro Cultural da UFMG, o Conservatório de Música da UFMG e o Espaço CentoeQuatro. Na nossa última edição, realizada em 2015, o OKupa deixou a região central de BH e ocupou um espaço na região metropolitana: a Praça da Savassi, no bairro Palmital, em Santa Luzia. Cada Okupa abordou um tema diferente relacionado ao campo dos direitos juvenis e ao direito à cidade.

Nessa sétima edição, a temática escolhida foi A Juventude Okupa a Cidade: um rolê por direitos, pra enfatizar que os corres juvenis e a movimentação cultural das quebradas são fortemente carregados de potência política e consciência cidadã. Além disso, nessa edição vamos seguir a lógica de sair do centro, para Okupar uma região extremamente importante para cidade de BH e rica em produções político-artístico-culturais: o Barreiro.

Todo o processo do 7º A Juventude Okupa a cidade, vem sendo construído há meses de forma totalmente colaborativa por uma galera das regionais Leste, Oeste e Barreiro. Essas e esses jovens elegeram como temáticas de discussão os seguintes assuntos: desvalorização da cultura das quebradas, violência policial, preconceito territorial, gênero, espaços com a cara das juventudes e transporte público. Cada um desses temas serviu de base para a construção de uma intervenção artístico-cultural a ser apresentada no nosso grande evento.! Além disso, como última ação dessa sétima edição, faremos uma exposição fotográfica pós evento do Okupa, que irá retratar os vários olhares de todo processo de construção da sétima edição do Okupa que vem sendo construída desde o início do ano.

A Vakinha aqui aberta vai ser destinada para complementar os gastos com a produção da Mostra Cultural "A Juventude Okupa a Cidade". A ideia é trazer à tona o registro de uma juventude que ocupou os bastidores de todo esse processo, com seus olhares e ouvidos atentos. Essa galera captou através da fotografia, de registros audiovisuais, do grafite e da poesia, os melhores momentos desse rolê!  Contribua para que essa ação possa acontecer.

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021