
Olá, meu nome é Richard Espíndola e sou estudante de Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estudei integralmente em escolas públicas e sempre acreditei no poder transformador da educação, tanto para mim quanto para impactar positivamente pessoas que não têm as mesmas oportunidades. Agora, estou prestes a realizar um grande sonho: participar de um programa de mobilidade acadêmica na Hochschule Darmstadt, na Alemanha, por meio de uma parceria entre as duas universidades.
Depois de muita dedicação em todas as etapas do processo seletivo recebi uma carta de aceite e uma bolsa de estudos parcial para o curso de Motion Pictures nos dias 09/12 e 16/12, uma oportunidade única para expandir minha visão cultural e acadêmica. A bolsa de estudos cobre €465 por mês durante cinco meses, mas o custo de vida na Alemanha exige que eu comprove, além do valor da bolsa, um total de R$25.000 para obter o visto de estudante, valor esse utilizado para complementar um custo de vida básico na cidade de Darmstadt.
Para garantir a aprovação do visto, preciso apresentar com urgência até dia 03/02 esse valor em uma conta bloqueada. Infelizmente, não tenho recursos para isso, além dos custos com passagens aéreas e outros gastos burocráticos. A obtenção do visto depende de eu conseguir juntar o dinheiro.
Por isso, peço sua ajuda para tornar esse sonho possível. Qualquer doação, grande ou pequena, fará uma enorme diferença e será recebida com muita gratidão. Se você for uma pessoa próxima, uma “ajuda temporária” para alcançar o valor necessário rapidamente até a aprovação do visto também seria um apoio inestimável.
Se quiser conversar comigo meu contato é +55 51 99574 3696, @richardtct ou www.linkedin.com/in/richardtct/.
Talvez antes de contribuir você queira saber mais especificamente da minha história.
Minha história com o audiovisual começou cedo. Aos 13 anos, descobri minha paixão por criar vídeos no YouTube, encantado pelo processo criativo. Esse interesse me fez querer cursar Cinema e seguir uma carreira no audiovisual.
Desde o ensino fundamental liderei e participei de diversos trabalhos voluntários como realização de jantares comunitários gratuitos para famílias em situação de vulnerabilidade social, distribuição de refeições, alimentos, roupas e máscaras durante a pandemia da Covid-19 para famílias necessitadas, coordenação de coletas comunitárias de lixo na orla da praia visando a redução do impacto ambiental dos resíduos e liderança política e educacional com incentivo à jovens de periferia e de baixa renda ingressarem em instituições federais.
Sou Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), onde participei de projetos que unem tecnologia e inclusão social, como o ensino de programação para jovens em vulnerabilidade social. Esse trabalho me levou a representar o Brasil em um congresso internacional de educação em Madri, na Espanha, com bolsa de estudos integral.
Após concluir o ensino médio, mudei-me para Florianópolis para cursar Cinema na UFSC. Desde então, participei de diversos projetos audiovisuais, como videoclipes, videoarte, documentários e curtas-metragens.
Minha jornada profissional também começou na adolescência. Trabalhei em atendimento ao cliente em uma sorveteria durante algumas temporadas de verão e, ainda no ensino médio técnico, fui bolsista de comunicação e audiovisual. Minha experiência se expandiu com trabalhos como freelancer, e durante a graduação, atuei como videomaker em um setor de marketing de uma startup, sendo responsável por liderar conteúdos audiovisuais, desde o roteiro até a distribuição.
Agora, fui aceito no programa Motion Pictures da Hochschule Darmstadt, na Alemanha, uma oportunidade incrível para ampliar meus horizontes. O curso é altamente prático, com foco em responsabilidade social e sustentabilidade, valores que sempre guiaram minha trajetória. Estou certo de que essa experiência será transformadora, não apenas para minha formação, mas também para inspirar outros, pois meu compromisso moral é fazer com que não somente para mim isso seja possível, mas como para outros jovens como eu.
Com sua contribuição, estarei mais perto de levar adiante esse projeto que significa muito para minha formação. Qualquer ajuda, seja ela da forma que for, será essencial e fará uma enorme diferença!
Com gratidão,
Richard Espíndola.

