
A Associação de Amparo ao Bebê Carente - Casa do Caminho, é uma instituição sem fins lucrativos que atua a mais de 27 anos na cidade de Jaraguá do Sul/SC.
Através de suas 22 voluntárias confecciona e distribui enxovais para bebês em vulnerabilidae social, com a entrega de kit maternidade para gestantes, em sua grande maioria encaminhadas pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.
O “kit maternidade”, destina-se em especial aos primeiros dias de vida do bebê, sendo confeccionado e montado pelas mãos calejadas (porém amorosas) das voluntárias.
Cada kit é composto por 33 peças, que incluem roupas como “bodys” de manga curta e comprida, calças, casacos, pijamas, vestidos, macacões, camisetas, jardineiras, luvas e toucas. Além disso, o kit possui outros itens têxteis, como mantas, cueiros, fraldinhas de boca, cobertores, lençóis, fronhas e toalhas de banho, além do Amigurumi. Itens de higiene como sabonetes, pomadas e lenços umedecidos, banheira também são entregues . As voluntarias confeccionam as roupinhas, mantas e acessórios e contam com a doação de fraldas e artigos de higiene que complementam o kit.
A Casa do Caminho distibui mais de 30 kits maternidade por mês e já foram entegues mais de 2.700 enxovais completos, com grande impacto social no atendimento direto de mais de 280 famílias carentes por ano da cidade de Jaraguá do Sul/SC.
A Casa do Caminho teve que fazer a entega do imovel que ocupava desde 2019 (por comodato) e atualmente está alojada em um loal provisório emprestado por uma empresa da cidade. A construção da ssede próprio é fundamental para a continuidade da Casa.
O terreno para a construção onde será a nova sede foi cedido pela Prefeitura, através de cessão de uso por tempo indeterminado. E o Projeto de construção da nova sede foi aprovado nesse mês de setembro/2024.
A nova sede terá espaço adequado para as demandas dos serviços e atendimentos oferecidos pela Casa do Caminho. Inclusive com a ampliação do seu atendimento, onde será ofertado curso de corte e costura para a comunidade local, serviço até o momento impossível pela falta de espaço.